segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Palácio Nacional da Ajuda





















Resultado de imagem para palacio nacional da ajuda








Aproveitando um domingo frio e nevoento de Dezembro, e sendo o primeiro do mês fui visitar o tão famoso Palácio Nacional da Ajuda.



Um espaço dedicado a N. Senhora da Ajuda, que data do pós terremoto de 1755 e teve deseginações menos simpáticas no seu inicio como o Paço de Madeira ou a Real Barraca.



Desengane-se quem passa na Calçada da Ajuda e vê um edificio semi construido. A sua fachada é deslumbrante e o interior visitavel é apenas Magnifico. Arquitetonicamente muito interessante e com uma decoração de época, o espaço interior conduz-nos ao imaginar da vida Real da época, onde a Cultura era muito prezada e pela consciência da Rainha D. Maria I o lado social tambem.



Destaco a Sala Verde, a Sala do Trono, Sala de Musica, Sala de Jogo, magnificamente decorados e ainda assim bem conservados com a ajuda de vários mecenas institucionais.



Curiosidade é o facto de se situar neste Monumento uma das duas salas ovais do mundo.



Neste espaço aínda encontramos a Biblioteca da Ajuda (antiga biblioteca régia), a Galeria de Pintura do rei D. Luís I (concebida para a apresentação da colecção privada de pintura do soberano e actualmente sob a gestão directa da DGPC) e a Secretaria de Estado da Cultura. No quarto andar da ala sul está instalada a Direcção Geral do Património Cultural.



Destaco a simpatia de um funcionário do Palácio que me vendo muito interessado a fotografar (sem flash claro) a Sala do Trono e a Sala das Grandes refeiçoes me brindou com várias curiosidades acerca do referido, com uma simpatia e alegria contangiante. - a ele lamento não ter fixado o seu nome mas resta-me agradecer-lhe de coração.



Aqui destaco aínda uma magnifica e surpreendente exposição de fotografia onde D. Amélia é a principal mentora. Mais informações aqui.



Destaco aínda e por ultimo esta exposição onde aprendi que existe filigrana em vidro, tão apreciada pela corte de então.



Vamos visitar? Queres mais informações ? Aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário